História

Em 1935, a missão UESA, sob direção da Missionária canadense Ernestine Horne, funda em 22 de Dezembro de 1935, o Instituto Bíblico Betel que, fundamentado nos padrões éticos morais e religiosos das Sagradas Escrituras, tinha o propósito de treinar moças para obra de evangelização mundial.

Em 1968, a Professora Lídia Almeida de Menezes assume a liderança do Instituto, que passa a ser denominado Instituto Bíblico Betel Brasileiro.

Ernestine Horne. Missionária da Missão UESA
e fundadora do Instituto Bíblico Betel

A partir de então, o Betel Brasileiro torna-se reconhecido como entidade educacional de utilidade pública federal, registrado no Conselho Nacional de Assistência Social em 23/04/1970, inscrito no CNPJ 09.132.432/0001-20 e declarado de Utilidade Pública Federal - Decreto N.º 86.174 de 02/07/1981 - D. O. U. de 03/07/1981. O Betel Brasileiro é filiado à AMTB (Associação de Missões Transculturais do Brasil - atualmente ), desde 1984,  à AETAL (Associação Evangélica de Educação Teológica Latino-Americana), desde julho de 1991, e à DEMI (Departamento de Ensino Missiológico), anteriormente chamado de APMB (Associação de Professores de Missões do Brasil).

 

O Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro expande-se para outros lugares no país. E, em 1987, inaugura-se o Seminário em São Paulo, mantendo-se no firme propósito de servir às igrejas no preparo de vocacionados para a obra pastoral, ministerial e missiológica. 

Professora Lídia Almeida de Menezes

Fundadora do Instituto Bíblico Betel Brasileiro

Em 1990, forma-se, em São Paulo, a primeira turma do curso de Teologia Ministerial e do curso Básico em Teologia, e, dentre o corpo de formandos, destaca-se a nossa querida Profa. Teresa Nascimento, que, há quase 30 anos, tem trabalhado com dedicação na secretaria e tesouraria da instituição.

Em 1991, chega a São Paulo a Profa. Miss. Durvalina Barreto Bezerra que assume a direção do Seminário. Durante 27 anos, dedica-se, com zelo, amor e empenho, ao ensino teológico e à formação de vocacionados, marcando a vida de muitos alunos com sua devoção e sujeição ao Criador, e com sua paixão pela missão de Deus. 

Primeira turma do curso de Teologia Ministerial
e do Curso Básico do Betel Brasileiro em São Paulo

Em São Paulo, no princípio de tudo

Em 2016, pela condução do Espírito e pela ajuda e engajamento de diversos irmãos e igrejas que se uniram a nós, o Betel Brasileiro em São Paulo adquiriu sua sede, à Rua São Bento, 545, 1ª sobreloja, onde se localiza hoje. Nesse momento, foi possível vislumbrar a cooperação da igreja de Cristo e dos irmãos que assumiram a causa e tornaram possível a continuidade da obra de Deus no preparo de obreiros, no local onde hoje funciona a instituição. Nossa sincera gratidão a todos e nosso registro de que faz parte dessa história cada um de vocês que contribuiu (investindo financeiramente ou orando por esta casa).

Em 2017, a AETAL - Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina - concedeu ao Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro, contemplado em todas as suas 18 unidades educacionais, o honroso 1º lugar do prêmio de ESCOLA DESTAQUE GOLD 2016, pelo padrão de excelência na educação teológica. O Programa de Premiação por Mérito da AETAL, que visa reconhecer o esforço de cada escola afiliada na busca do melhor desempenho, segundo critérios estabelecidos, já havia classificado o Seminário Betel Brasileiro entre as 10 Escolas-Destaque, em 2014 e 2015

Em 2018, a Profa. Miss. Durvalina Barreto Bezerra, responsável pela Coordenação Geral do Ensino dos seminários Betel Brasileiro no Brasil e no mundo, retorna a João Pessoa, e o Prof. Dr. Emmanuel de Athayde assume a direção administrativa e do período noturno, e a Profa. Dra. Mariú Madureira Lopes assume a direção do período diurno.

Nossa história continua e permanecemos firmes no propósito que o Senhor nos confiou: preparar vocacionados comprometidos com a verdade, firmados na Palavra inspirada e convictos de sua fé.

Os alunos que passaram por esta casa foram marcados pela piedade e pelo comprometimento com a missão de Deus, e hoje atuam no ministério, como pastores, missionários, conferencistas, professores para a glória do Nosso Deus.

 

O Instituto Bíblico Betel Brasileiro conta atualmente com vinte (20) seminários e extensões, estabelecidos em vários estados do Brasil e no Japão.  Venha fazer parte desta história!

Miss. Durvalina Bezerra no Betel Brasileiro SP de antigamente

Contato

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Rua São Bento, 545 1° Sobreloja

Centro – São Paulo/SP CEP: 01011-100

(11) 3105.5552

(11) 3105.5845
(11) 95783.5788

secretaria@betelbrasileiro.com.br